Nascimento da Psicologia como campo de estudo

Assim como as muitas das ciências que conhecemos hoje, a psicologia evoluiu a partir da filosofia e da biologia. Assuntos estes que são discutidos desde os primeiros pensadores gregos. A psicologia como campo de estudo independente surgiu quando Wilhelm Wundt estabeleceu, no ano de 1879, o primeiro laboratório de psicologia experimental em Leipzig, Alemanha.

Seu trabalho estava focado na tentativa de descrever as estruturas que compõem a mente de cada indivíduo. Para tanto, era preciso ser treinado para analisar em si mesmo sensações e sentimentos por meio da introspecção. Ou seja, através de um processo estritamente subjetivo e treinamento adequado, seria possível identificar com precisão os processos mentais que acompanham sentimentos, sensações e pensamentos.

Ao longo do tempo, a história da psicologia teve várias escolas de pensamento com o objetivo de interpretar e explicar a mente e o comportamento humanos. Embora as mais diversas abordagens sejam percebidas como forças recorrentes, cada visão e perspectiva contribuíram muito para a compreensão da psicologia.

Rolar para o topo