O que é Psicofobia?

O conceito de Psicofobia é bastante simples: tratar com preconceito pessoas que possuem transtornos ou deficiências mentais. Na prática, a negligência com que muitas pessoas com transtornos são tratadas é muito recorrente e contribui enormemente na baixa autoestima do doente. Hoje, o que existe é somente o “pré” conceito, visto que uma pessoa com problemas psicológicos pode viver normalmente quando diagnosticado e tratado corretamente.

Pegando como exemplo pessoas com depressão. Estes indivíduos sofrem, sobretudo, por tristeza e falta de motivação. Entretanto, estes sintomas se encontram fora do controle e vontade do paciente, que é comumente taxado de fraco. Quando se inferioriza alguém com insinuações como “isso é frescura”, “você está se fazendo de vítima”, ou quando se diz que alguém é “louco” porque possui um transtorno mental, se esta cometendo Psicofobia.

Entenda que pessoas com ideias suicidas não querem sua atenção, pessoas com depressão não estão tristes, pessoas com ansiedade não são rudes porque querem, pessoas com transtorno mental não são loucas. A Psicofobia só piora todos os tipos de transtornos que existem, de modo que, somente em 2012 no Brasil, 11.800 pessoas cometeram suicídio por ignorância ou negligência de pessoas próximas.

Rolar para o topo