Vigorexia

O transtorno dismórfico muscular é o termo científico para descrever os sintomas da vigorexia. Trata-se de um transtorno de ansiedade que leva a pessoa a enxergar seu corpo menor [menos musculoso] em relação ao que realmente é. Seus sintomas se expressam, principalmente, na prática compulsiva e de forma exagerada de exercícios físicos, bem como o culto excessivo ao corpo. Tudo isso pode levar o indivíduo a ter problemas físicos ou lançar mão de forma inadequada de anabolizantes e suplementos, com o propósito de aumentar a sua massa muscular.

O termo dismórfico significa uma condição em que se apresenta um descompasso em relação a autoimagem, ou seja, quando há uma diferença notável entre o que a pessoa acredita ser e o que realmente acontece em relação ao seu corpo. Assim como a anorexia, a autoimagem é distorcida e de modo compulsivo, o paciente busca com exageros amenizar a insatisfação com o próprio corpo.

Especialistas descrevem a vigorexia como uma das mais recentes patologias, estimulada principalmente pelo contexto social e cultura. O transtorno dismórfico muscular teria um forte componente cultural onde o culto à imagem, por diversos meios, é cada vez mais estimulado.

Rolar para o topo