Comportamento

Como saber quando o luto tornou-se patológico

O luto é um sentimento de vazio eminente diante da perda de um elo importante, seja ele real ou subjetivo, uma pessoa ou um objeto. Geralmente, quando se fala em luto se refere à morte de alguém querido, porém, essa morte pode ser subjetiva, como quando se termina um relacionamento duradouro. Essa sensação é comum e deve passar com o tempo, enquanto isso, o sentimento surge por meio de lembranças espontâneas da perda, intercalando com cenas agradáveis e desagradáveis que provocam um “vazio no estômago”, bem como quase sempre descrito, um “aperto no peito”.

Ao atravessar o momento de luto é comum notar no indivíduo grande falta de interesse pelo mundo exterior. A dor causada pelo luto deve se diluir com o tempo, a longo prazo, de modo que aos poucos o choro e a tristeza vão passando e a pessoa acaba se reorganizando. Entretanto, quando uma pessoa não dá sinais de recuperação e relação à perda por mais de seis meses, considera-se um luto patológico.

O luto não se expressa da mesma forma em todas as pessoas nem em todas as culturas. O que se tem certeza, no entanto, é que quanto maior for o apego ao outro, maior tende a ser o sentimento de luto.