Ansiedade, Artigos, Comportamento

Ansiedade e Transtorno de Ansiedade

A ansiedade é um mecanismo natural do ser humano, que remonta as origens da nossa espécie e é responsável por prontificar nosso organismo diante de alguma ameaça. Transportando para os dias de hoje. Suponha que você está diante de uma prova muito importante e não estudou. “Quais os riscos que isso acarreta? O que acontecerá depois etc.?” Ou às vésperas do sonhado casamento, quando geralmente os momentos – dias e meses – que antecedem a cerimônia são de grande ansiedade, de uma expectativa e/ou medo que, ainda assim, poderia se considerar algo natural.

A ansiedade quando prejudicial, entretanto, mais se assemelha ao sentimento de angústia persistente, levando à inquietação e à preocupação exagerada em relação a problemas tiviais ou que, ao menos no momento, não representam quaquer ameaça real.

Estudos vão na direção do núcleo da ansiedade nas vivências interpessoais e numa primeira infância conturbada. Existem, também, fatores como anormalidades neuroquímicas ou até mesmo distúrbios hormonais.

A psicoterapia está associada ao tratamento que, por vezes, exige também o acompanhamento psiquiátrico. A terapia ajuda o paciente a aliviar os sintomas e a identificar possíveis causas e momentos da vivência de cada uma que marcaram o indivíduo em sua personalidade.