Tratamento para Déficit de Atenção

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) constitui um transtorno provavelmente de causa genética, com predominância na infância. Seus sintomas são principalmente desatenção, inquietude, desassossego e impulsividade. O indivíduo com déficit de atenção expressa sintomas que afetam a sua rotina, como esquecer de pagar as contas, cometer erros por desatenção no colégio, arrependimento por atitudes tomadas sem pensar e, ainda, dificuldade de concentração em um livro ou em uma reunião de qualquer natureza.

Normalmente, o TDAH é diagnosticado no início da vida escolar pelos professores e responsáveis da criança, concomitantemente. Os profissionais concordam que sua ação não interfere na inteligência, onde apesar da dificuldade de concentração e lentidão na execução de algumas tarefas, o aprendizado acontece. Inicialmente, é visto por muitos como falta de responsabilidade e permissividade.

Entre os adultos, a principal queixa aponta para a baixa produção no ambiente profissional. O sentimento comum é de fracasso constante e rendimento inferior à real capacidade de produzir. Em razão do alto desgaste de tentar superar-se ou apenas tocar as atividades, adultos ainda podem vir a desenvolver transtorno de ansiedade e transtorno depressivo maior – Depressão.

Na infância, é importante que o tratamento envolva pais e professores, numa dinâmica multidisciplinar, incluindo, ainda, medidas pedagógicas e comportamentais. O tratamento psicológico, tanto para os adultos quanto para as crianças busca amenizar os insucessos e manter a autoestima. Em alguns casos, pode-se incluir a utilização de remédios, para tanto, a psicóloga indicará um psiquiatra.

Pacientes com déficit de atenção costumam criar rotinas sistemáticas para não esquecerem de suas tarefas, como deixar as chaves do carro no mesmo lugar ou arrumar os livros da escola no dia anterior. O principal objetivo do tratamento não é a cura, mas uma maior qualidade de vida. Sendo assim, é importante não encarar os sintomas como traços de personalidade e buscar orientação profissional.

Rolar para o topo